Currículo

Marco Coghi
  • Doutor em Engenharia Química - Planos Diretores e Gerenciamento de Portfólio e Projetos Industriais - UNICAMP
  • Pós-graduado em Engenharia Elétrica - Controle de processos industriais - EPUSP
  • MBA Executivo em Gestão de Projetos - FGV
  • Graduado em Engenharia Elétrica - Faculdade de Engenharia de São Paulo.
  • Como profissional, tem vivência de 36 anos trabalhando com projetos, liderando/implementando empreendimentos de porte em organizações no Brasil e no exterior, onde se destacam Schlumberger, Promon e Rhodia.
  • Implementador de Planos Diretores de Automação e Informática desde 1990 onde aprendeu a técnica com gestores do Département de l'automatisation Ingénierie, instrumentation et contrôle Rhone Poulenc - França.
  • Membro da International Society of Automation (ISA) no Brasil desde 1989 - Presidente eleito para o biênio 2018/19 ISA Campinas Section.
  • Como acadêmico, tem 28 anos de experiência desenvolvida como professor em faculdades de tecnologia e engenharia na Universidade Salesiana, UNICAMP e nas Escolas de Negócio Brazilian Business School (nível internacional) e FGV (nível nacional).
  • Há dez anos trabalha no Núcleo São Paulo da FGV - Fundação Getúlio Vargas onde leciona disciplinas ligadas a Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio.
  • Utilizando-se de Andragogia, desenvolveu e vem aplicando com sucesso a Metodologia Aprender Fazendo onde se utiliza de dinâmicas dentro de estudos de caso desenvolvido pelos próprios alunos.

Premiações

Marco Coghi

25a. Festa de Encerramento FGV São Paulo

 

Professor homenageado pela turma do MBA de Gerenciamento Econômico e Estratégico de Projetos – Turma GEEP-46 Unidade Paulista.

22a. Festa de Encerramento FGV São Paulo

Professor homenageado pela turma do MBA de Gerenciamento Econômico e Estratégico de Projetos – Turma GEEP-42 Unidade Paulista.

21a. Festa de Encerramento FGV São Paulo

​​
Professor homenageado pela turma do MBA de Gerenciamento Econômico e Estratégico de Projetos – Turma GEEP-01 Unidade Faria Lima.

20a. Festa de Encerramento FGV São Paulo 

Professor homenageado pela turma do MBA de Gerenciamento Econômico e Estratégico de Projetos – Turma GEEP-37 Unidade Paulista.

13a. Festa de Encerramento FGV São Paulo

Professor homenageado pela turma do MBA de Gerenciamento Econômico e Estratégico de Projetos – Turma GEEP-25 Unidade Paulista

Metodologia "Aprender Fazendo"

 

Dado que o principal objetivo do aluno era adquirir conhecimento, cabia então ao professor como elemento central e fonte desse conhecimento, transferi-lo através de pilhas e mais pilhas de slides e textos em aula. Isso já faz parte do passado…

Estamos em plena era do conhecimento e cheios de informações para gerenciar. Informações nos chegam numa velocidade jamais dimensionada num passado não muito distante.

Informação por informação, o aluno a consegue num universo gigantesco, não precisando do professor. Já que ela está extremamente acessível nos dias de hoje, cabe então ao professor direcionar os alunos na busca pelo conhecimento ajudando-os a discernir sobre a avalanche de informações despejada na biblioteca pública mundial e a compreender a aplicação do assunto estudado de forma prática e voltada para o mercado, cada vez mais exigente e competitivo.

O método “Aprender Fazendo”, desenvolvido pelo Prof. Marco Coghi, insere o aluno como foco central da aprendizagem, tornando-o capaz de construir o aprendizado cognitivo através de problemas propostos que o expõe a situações motivadoras.

Dessa forma, o aluno deixa de ser passivo no sistema de ensino e passa a ser objeto central do seu próprio desenvolvimento e o professor, antes provedor do conhecimento, faz desaparecerem as aulas expositivas, com transmissão unilateral do conhecimento para dar espaço à interação, com a construção do conhecimento fomentado por discussões e pesquisas, motivando a participação do aluno inserido em um grupo.

Marco Coghi

O resultado disso é um aluno curioso, motivado, desafiado, criativo e com espírito empreendedor, pronto para liderar e trabalhar em equipe.
As aulas passam a ser um laboratório de discussões sobre problemas reais e o professor passa a ser um agente mediador, muito além de um simples transmissor. O objetivo do professor vai além da teoria e permite ampla discussão sobre a aplicabilidade do tema em um universo bem diversificado. O aluno que fora submetido a essa metodologia no seu período de aprendizado é capaz de tomar decisões de forma prática e harmoniosa, dado que vivenciou situações inusitadas em simulações com problemas propostos pelo professor em classe.

 

Ele analisa a possibilidade de solução do problema de forma globalizada, considerando a viabilidade econômico-financeira, de recursos humanos, materiais e logísticos.

Com isso, o professor passa a cumprir o seu principal papel promovendo a interdisciplinaridade, trabalhando em conjunto com outros professores e deixando de ser responsável por apenas uma única disciplina, de forma isolada e desconexa.

Livro

PMO - Escritórios de projetos, programas e portifólio na prática.

Nesse livro junto de outros 22 colegas, escrevi o capitulo "Métricas associadas ao PMO".

Marco Coghi
Marco Coghi

Marco Coghi - 2017 - © Todos os direitos reservado |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE